quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Viagem a um mundo Fantástico" de Jostein Gaarder [Opinião]


      Este livro apesar de ser direccionado para o público infanto-juvenil é uma delícia, por duas razões :
      a) pela fantasia;
      b) pelo determinismo.


      Neste livro, o autor diz-nos explicitamente que nós somos personagens de um conto, que tem como casa o Planeta Terra.  Seguindo esta ideia, os nossos familiares partem, e o conto continua sem eles. E um dia, o conto, continuará sem nós mas com outras pessoas, que depois ao longo do tempo deixaram também de existir.
     A mensagem, mais importante desta narrativa, é a de que nós devemos deixar a nossa marca enquanto vivemos. E mais importante, lutarmos para sermos felizes ao lado daqueles que mais amamos.


       Deixo-vos agora, com a Sinopse:


       "Do mesmo autor de O Mundo de Sofia e O Enigma e o Espelho, publicadas pela Presença na Colecção Grandes Narrativas, surge-nos agora o seu romance de estreia na literatura infanto-juvenil, embora já tenha sido publicado na Colecção Estrela do Mar outra obra intitulada Olá! Está aí Alguém?. Dotado da mesma magia já familiar para os leitores de Jostein Gaarder, o livro Viagem a um Mundo Fantásticorecupera toda a curiosidade inteligente e o espanto perante os mistérios do mundo, características que marcam todas as suas obras. Num sítio muito distante fica Sukhavati, o lugar onde vivem os gémeos Lik e Lak, os protagonistas desta aventura. Oliver, possuidor de uma imaginação muito fértil, um dia conta-lhes uma bela história que os encanta.
A história era sobre uma planeta longínquo chamado Terra. O desejo de conhecer esse planeta transforma-se de sonho em realidade quando, certo dia, Lik e Lak entram numa bola de cristal e viajam com destino à Terra. Mas os gémeos trazem consigo uma importante missão, que fará com que todos os habitantes de tão belo planeta comecem a ver o seu mundo com outros olhos..."

Sem comentários:

Enviar um comentário