domingo, 13 de outubro de 2013

Opinião: Silêncio de Susan Cain [Círculo de Leitores]



"A nossa cultura transformou em virtude viver exclusivamente como extrovertido. 

Desencorajamos a viagem interior, a procura de um âmago. Portanto, perdemos o nosso 

âmago e temos de voltar a encontrá-lo." (Anaïs Nin)

Esta é um das frases que Susan Cain coloca no início de um dos capítulos deste livro. E que penso eu, ser o retrato da sociedade atual. Uma sociedade da personalidade que outrora foi uma sociedade que privilegiara  o carácter.
É interessante perceber que a sociedade do carácter era também uma sociedade com um sentido de comunidade e de união. Já a sociedade de personalidade (dos dias de hoje) é uma sociedade também ela individualista, competitiva e egoísta. Não é por acaso, que as pessoas nos dias de hoje sentem-se mais sós e pressionadas a mostrar uma imagem de força e de sucesso (onde é proibido falhar).

A sociedade da personalidade, enaltece a extroversão e exige de certa maneira que todos se comportem de forma expansiva e exibicionista. Negligenciando e  recalcando a introversão. Não aproveitando assim, os contributos dos introvertidos.
Meus caros o mundo precisa, tanto dos introvertidos como dos extrovertidos na mesma medida e proporção. Pois, um mundo só de introvertidos seria um tédio. Já um mundo só com extrovertidos, não teríamos todas as descobertas científicas e tecnológicas que temos nos dias de hoje.
O mundo deve aos introvertidos: a) Teoria da evolução; b) Teoria da gravidade; c) Teoria da relatividade; d) Peter Pan; e) A lista de Schindler, E.T., e Encontros imediatos de terceiro grau; f) o Google; g) os computadores; h) Harry Potter e entre outras maravilhosas descobertas.

Este é um livro muito completo em termos da análise da autora Susan Cain em relação à sociedade e à personalidade. É um livro que transpira muita teoria psicológica e evidência científica. É um livro que que tem como GRANDE OBJETIVO alertar uma sociedade (pais, escola, professores, médicos, vizinhos, amigos, conhecidos...) para que cuide dos introvertidos assim como cuida dos extrovertidos. É um livro que me tocou por ser espectacular e pertinente. 
Deixo-vos por isso, o link do site da autora para que vos aguce de certa forma, a vossa curiosidade sobre este livro: http://www.thepowerofintroverts.com/

Leiam este livro, vale a pena :)

1 comentário: