quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Opinião: "E as Montanhas Ecoaram" de Khaled Hosseini [Editorial Presença]


Confesso-vos que este é o primeiro livro que leio de Khaled Hosseini, escritor natural do Afeganistão. Decidi adquiri-lo pelas opiniões fantásticas que tive oportunidade de ler e também por ser #1 New York Times BestSeller.

Posso dizer-vos que este livro é um primor de intensidade, de ensinamento e de moral/lição de vida. Sendo difícil não se emocionar com as várias histórias carregadas de emoção, de personagens com personalidades fortes. 
A minha personagem preferida foi sem dúvida a Mamá, uma mulher forte, perspicaz, audaciosa e sábia. 

Analisem esta frase dita por Mamá (Odie) que revela uma sabedoria transcendente: 
"Pensam que vivem de acordo com aquilo que querem. Mas, na realidade, o que as guia é aquilo de que têm medo. Aquilo que não querem." (Khaled Hossein, 2013)

Fica agora, esta questão no ar (para quem quiser responder-me): Não serão os nossos receios/medos/inseguranças que comandam a nossa vida? Ou por outras palavras, não será aquilo que não queremos para a nossa vida, que se torna na nossa vida?

Focando agora, no cerne desta narrativa. Esta é uma história de muitas histórias complexas e apaixonantes. O comum destas histórias, é a perda natural, inerente no processo da vida, aos laços que se quebram, às distâncias que se criam e por outro lado, à renovação da vida através das novas gerações. Não esquecendo porém, o processo evolutivo inerente de cada uma destas personagens. E a dor como parte do processo de evolução, está presente em cada uma delas.

Leiam este livro, é um livro marcante e que vai fazer diferença na tua vida.

Continuação de Boas Festas e de Boas Leituras amigos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário