quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Opinião: "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" de Yasmina Khadra [Bizâncio]


Comecei a gostar do autor Yasmina Khadra quando li o livro “Cada dia é um milagre”. Este seu novo romance é estrondoso e fantástico, estanho no mesmo nível do seu antecedente.

Nas obras de Yasmina Khadra somos brindados com uma escrita eloquente, expressiva e muito bem construída. Embutida de frases introspetivas e reflexivas, que permite ao leitor viver ao rubro a narrativa.

A nível de conteúdo da obra, o autor aborda temas como a xenofobia (preconceito) e as limitações de pertencer a um grupo conotado como inferior na sociedade. Fala-nos das desigualdades sociais, da injustiça, da morte e do amor.
Daquele amor, que é capaz de nos cegar e levar-nos a tomar atitudes precipitadas e injustas. Este romance é também ele dramático. E como devem calcular não termina com um final feliz. Contudo, a mensagem que me transmitiu foi a de que devemos ser ponderados nas nossas decisões e lutar sempre por aquilo em que acreditamos.

Sabendo à priori que a vida é injusta, resta-nos duas opções: a) a de lutar ou b) desistir e viver uma vida medíocre e infeliz.

Eu prefiro a opção a) e tu?

Leiam este magnífico livro  :)

Deixo-vos ainda, com duas reflexões que retirei deste livro:

 “No fim de contas, o que é a vida? Um longo sonho, nada mais. Por muito que compremos e vendamos, estamos apenas de passagem. Nada nos pertence realmente. E, uma vez que nada dura, porquê ralarmo-nos tanto? Quando aceitamos esta lógica, por idiota que possa parecer, tudo se torna tolerável.

Há sempre vida depois de um fracasso, só a morte é definitiva.”

Sem comentários:

Enviar um comentário