sábado, 29 de novembro de 2014

Opinião: "Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade" de S. Freud [Edição "Livros do Brasil" Lisboa]


É sempre bom ler e reler grandes clássicos da minha grande paixão - a prática clínica. Se bem que a teoria psicodinâmica e psicanalítica nunca foi um paradigma de eleição para essa mesma prática clínica.

Freud foi sem dúvida um grande impulsionador da prática do método clínico, a isso deve a grande ciência a que chamamos de Psicologia.

Para quem não conhece a obra de Freud. Pode-se resumir que Freud procura explicar o comportamento humano através da sexualidade, essa é a sua grande premissa científica -, o seu grande foco em toda a sua carreira.

Como eu acredito que para responder às necessidades do cliente/utente é necessário ter-se uma abordagem eclética de forma, a adaptar essa mesma intervenção às necessidades do cliente/utente. Este paradigma de Freud acaba por ser redutor e exagerado quando procura explicar todo o comportamento humano através da sua sexualidade.

Deixo-vos com uma citação deste livro (para reflexão):

"É este elemento de crueldade na libido que causa  a transformação do ódio em amor, de emoções ternas em movimentos hostis, que se encontra na sintomatologia de grande número de nevroses e forma, quase na sua totalidade, a sintomatologia da paranóia."

Sem comentários:

Enviar um comentário