quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Nota de Imprensa: «Portugal e Espanha - Amores e Desamores» [Círculo de Leitores]


Exclusivo Portugal e Espanha Amores e Desamores Coordenação de Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa e Roberto Carneiro Sessão de lançamento do primeiro volume a 22 de setembro, pelas 18h30, no Teatro Thalia, Lisboa. Com apresentação do historiador Fernando Bouza Síntese original, inovadora, rigorosa e abrangente da relação Portugal-Espanha ao longo da História. Apesar da afirmação da autonomia ter acontecido pela distinção com o vizinho poderoso, primeiro Leão, depois Castela, finalmente a Espanha, a História de Portugal fezse sempre sob a influência deste vizinho, quase sempre rival e ameaçador. A nossa memória colectiva construiu uma evolução da nossa História que ignora, quase por completo, essas influências, mas o estudo rigoroso de cada época revela-nos uma interacção permanente ao nível da economia e do comércio, da cultura e da religião, da política e da estratégia. O leitor encontrará nesta obra uma síntese original da relação Portugal – Espanha ao longo da sua História, uma narrativa fascinante de amores e desamores que titulam uma relação única entre povos marcados pela geografia de uma complexa vizinhança. 
Nove séculos de amores e desamores, de relacionamento diplomático, de trocas culturais, comerciais, de casamentos reais, de lutas e batalhas, de competição territorial, de influências múltiplas que ajudaram a moldar a identidade portuguesa. 

 Textos de grandes historiadores: 
Maria João Violante Branco, Bernardo Vasconcelos e Sousa, João Paulo Oliveira e Costa, Pedro Cardim, Avelino de Freitas de Meneses, Jorge Pedreira, José Miguel Sardica.

Sem comentários:

Enviar um comentário